segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Modo de Vida Correto e Esforço Correto












(cont. Caminho Óctuplo)

O Modo de Vida Correto é muito interessante. Dizemos que todos nós temos dois trabalhos. Nosso trabalho interno é manter a mente clara. Nosso trabalho externo é acabar com os desejos egoístas e ajudar os outros. Dizer isso é uma coisa, mas como devemos proceder?? Todos temos algum tipo de trabalho. O trabalho de uns é ir para o escritório e ganhar dinheiro; o trabalho de outros é morar num templo e ensinar outras pessoas. Mas como é que esse trabalho exterior ajuda outras pessoas? Esse trabalho é feito só para mim, para minha família ou para todos os seres? É óbvio que nesse mundo todos temos que ganhar dinheiro. Porém, o trabalho de muitas pessoas acarreta a morte de muitos animais ou a poluição do ar e da água, o que não é bom. Vender álcool, drogas, explosivos ou armas para as pessoas, apenas cria mais e mais carma ruim para você. Não ajuda o mundo em nada. Mesmo que vocês esteja fazendo isso para ganhar dinheiro e ajudar a sua família, no final estará apenas contribuindo para mais sofrimento no mundo. Como é que você vai se tornar um buda desse jeito? Tenha muito cuidado: nesse mundo, causa e efeito são sempre muito, muito claros! O Buda recomendou que trabalhemos em coisas que não prejudiquem esse mundo. Como disse antes, o mais importante é "Por que faço isso?" Se você se fizer essa pergunta, o seu Modo de Vida Correto será muito claro.

Esforço Correto significa empenhar-se sempre na sua prática de meditação. Doente ou não, atarefado ou não, cansado ou não - não interessa. Simplesmente tente, tente, tente, durante dez mil anos, sem cessar. Apenas faça. Isso é tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...