quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Orações Budistas





Alimentando a felicidade



Meus recursos para praticar são minha própria paz e alegria.
Eu prometo cultivá-las e nutri-las com mente alerta diária.
Aos meus ancestrais e família, gerações futuras
e a toda a humanidade, prometo praticar bem.

Sei que na minha sociedade há inúmeras pessoas sofrendo, 
afogadas no prazer sensual, inveja e ódio.
Estou decidido(a) a cuidar de minhas próprias formações mentais,
e aprender a escutar com atenção e de usar uma linguagem bondosa,
a fim de fomentar a comunicação e o entendimento
e ser capaz de aceitar e amar.

Praticando as ações de um bodhisattva,
prometo olhar com olhos de amor e coração de compreensão.
Prometo ouvir com mente esclarecida e ouvidos de compaixão,
levando paz e alegria para a vida das outras pessoas,
iluminando e aliviando o sofrimento dos seres vivos.

Estou ciente de que a ignorância e as percepções erradas 
podem transformar este mundo num inferno abrasador.
Prometo trilhar sempre a caminho da transformação,
produzindo compreensão e gentileza amorosa.
Quero ser capaz de cultivar um jardim de consciência desperta.

Embora haja nascimento, doença, velhice e morte,
nada mais preciso temer, já tenho agora um caminho de prática.
É grande felicidade viver em estabilidade e liberdade,
tomar parte no trabalho de aliviar o sofrimento alheio,
o modo de vida de budas e bodhisattvas.
Em cada momento fico repleto de profunda gratidão.


Nenhuma vinda, nenhuma ida

Este corpo não sou eu.
Não estou preso neste corpo.
Sou vida sem limite.

Jamais nasci e jamais vou morrer.
Olho para o mar e para o céu cheio de estrelas,
manifestações de minha maravilhosa mente verdadeira.

Desde o tempo sem começo, sempre fui livre.
O nascimento e a morte são meras portas pelas quais passamos,
limiares sagrados em nossa caminhada.
Nascimento e morte são um jogo de esconde-esconde.

Então sorria comigo.
Segure minha mão,
vamos dizer até logo, para encontrar-nos novamente.

Nós nos encontramos hoje,
vamos encontrar-nos amanhã,
nós nos encontramos na fonte em cada momento,
nós nos encontramos em todas as formas de vida.

(Thich Nhât Hanh - A energia da oração - Vozes)



Um comentário:

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...