segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Foto: João Antônio


Um adágio do Zen diz que nascimento e morte são impermanentes e rápidos. É considerado um ensinamento secreto, apesar de sua manifestação ser encontrada em toda parte. Isso mesmo, ela está bem à vista, em frente a nós o tempo todo. Podemos vê-la onde quer que dirijamos nosso olhar. Tudo o que precisamos fazer é apenas olhar e nós veremos que não existe permanência. Nascimento e morte são encontrados a todo momento. Nada, absolutamente, perdura. 

Buda mostrou que qualquer ideia de existência ou constância é errônea. Mas ele também mostrou que qualquer noção de não-existência também é falha.

Muitas pessoas pensam que o Darma de Buda ensina que tudo é impermanente, que tudo no universo está em constante transformação, nascendo e morrendo interminavelmente. Mas isso não é exatamente o que Buda ensinou (nem o que surge da experiência real). Mais precisamente, ele viu que não existe nada que venha ou que vá, que nasça ou morra.

Se nós chegarmos nesse mundo onde as coisas parecem ir e vir e tentarmos encontrar algo que acalme nossas mentes, que nos livre da nossa dor, sofrimento e confusão, não iremos encontrá-lo.

Na verdade, nós só o encontraremos neste momento - na completa liberdade e fluidez da própria impermanência.

(O Budismo não é o que você pensa - encontrando liberdade para além de crenças) Steve Hagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...