segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Atenção Plena

foto: google

Não se perca no passado, também não se perca no futuro. Não fique preso na raiva, nas preocupações ou medos. Retorne ao momento presente e entre profundamente em contato com a vida. Isto é plena atenção. Não podemos estar conscientes de tudo ao mesmo tempo, por isso temos que escolher o mais interessante para objeto de nossa atenção. O céu azul é maravilhoso, mas o rosto de uma criança também é lindo. O essencial é estar presente e vivo diante de todas as maravilhas que a vida coloca diante de nós. 

Quando praticamos a atenção plena , geramos a energia de Buda dentro de nós e ao nosso redor, e essa é a energia capaz de salvar o mundo. Um Buda é alguém dotado de atenção plena o tempo inteiro. Nós somos Budas em meio expediente apenas. Ao inspirar, usamos nossos olhos de Buda para ver a energia da atenção plena, e quando ouvimos com nossos ouvidos de Buda conseguimos restaurar a comunicação e aliviar o sofrimento. Quando colocamos a energia da atenção plena em nossas mãos, as mãos de Buda protegem a segurança e a integridade daqueles que amamos. 

(A essência dos ensinamentos de Buda - Thich Nhat Hanh)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...