quinta-feira, 8 de agosto de 2019

3 pontos para uma vida espiritual autêntica, segundo o zen de James Ford

Hirō Isono (1945 - 2013)


Quando você segue uma autoridade, sua mente se torna infantil, estreita, mecânica, sem nenhuma substância por trás”, diz o filósofo indiano Jiddu Krishnamurti, conhecido por seus ensinamentos pela emancipação e libertação do ser humano de sua própria escravidão e imaturidade mental. Se acreditarmos nessa frase dele, poderíamos dizer que estaríamos seguindo uma autoridade, mas, também, quem sabe, em direção a nos emancipar dela. O que seria um grande ponto para termos uma vida espiritual ou uma prática espiritual autêntica: seguir no caminho por nós mesmos. Pensando, percebendo e buscando por nós mesmos.

O reverendo zen James Ford tem 3 dicas nessa direção. As três seguem traduzidas mais abaixo, como guias gerais que podem ajudar a voltarmos a nós mesmos (ainda que uma dica precise de outra pessoa).

Ford considera esses 3 pontos abaixo fundamentais para uma vida espiritual autêntica. O ponto de Krishnamurti poderia facilmente ser um quarto nesta lista. E, logo depois, eu mesmo adiciono um quinto, para sair um pouco da pura papagaiação. Ei-los:

1) Você precisa passar tempo calado. Se você permanece todo o tempo no barulho, é difícil prestar atenção, dificil perceber as lições e a lição.

2) Você precisa de regularidade. Fazer uma vez pode abrir seu coração e seus olhos. Acontece. Mas a maioria de nós precisa voltar e praticar e praticar e praticar.

3) Você precisa de alguém para lhe supervisionar. O cérebro é um grande mentiroso. Todos nós nos contamos todo tipo de histórias sobre o que precisamos e merecemos, e apenas algumas delas são verdadeiras. E também, ao longo do caminho espiritual, temos várias experiências. A maioria com limitado valor, ou mesmo sem valor nenhum. Alguém que trilhou o caminho antes de você, alguém em que você confie, e que esteja sempre disposto a dizer a verdadeira nua e crua, tem peso de ouro.

Ford diz que se fizermos isso, nossa “prática espiritual não será somente sobre reduzir a pressão sanguínea, será sobre chegar às portas do paraíso, e entrar”.

O que me leva a querer adicionar, como falei, este quinto ponto: precisamos de uma motivação real de vida ou morte. Sem isso, não chegaremos a lugar nenhum. Será tudo superficial, egoico e sem profundidade, o que pode não ter verdade nenhuma, e portanto não ter nada de espiritualidade genuína.

Um comentário:

  1. Tribute to the Tribute to the Tribute to the Tribute to the Tribute to the
    Tribute to the Tribute to the titanium men\'s wedding band Tribute to the Tribute to the edc titanium Tribute seiko titanium to the Tribute to the Tribute titanium shift knob to the Tribute to the Tribute to the Tribute to the Tribute titanium auto sales to the Tribute to

    ResponderExcluir

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...