sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Votos dos Fazedores da Paz



"Quando realiza a completude e a interdependência da vida, você precisa cuidar de todos e, para o fazer, precisa trabalhar com cada ingrediente da vida"

Bernie Glassman Rôshi

 
Foto: Lou Gaioto


Regra da Ordem Zen dos Fazedores da Paz

Eu me comprometo aos Três Tesouros:
Unidade, a natureza desperta de todos os seres;
Diversidade, o oceano de sabedoria e compaixão;
Harmonia, a interdependência de todas as criações.

Eu me comprometo com os Três Preceitos Puros:
Não saber, abandonando ideias fixas sobre eu mesma(o) e o universo;
Testemunhar a alegria e o sofrimento do mundo;
Agir amorosamente.

Eu me comprometo aos seguintes Dez Preceitos:
Reconhecer que não estou separada(o) de tudo o que existe. Este é o preceito de Não Matar;

Ficar satisfeita(o) com o que tenho. Este é o Preceito de Não Roubar;

Encontrar todas as criações com respeito e dignidade. Este é o Preceito de Conduta Casta;

Ouvir e falar do coração. Este é o Preceito de Não Mentir;

Cultivar a mente que vê claramente. Este é o Preceito de Não Delusão (não ficar intoxicada/o);

Incondicionalmente aceitar o que cada momento tem a oferecer. Este é o Preceito de Não Falar Mal dos Erros e Faltas Alheios;

Falar o que percebo ser a verdade sem culpa e sem culpar. Este é o Preceito de Não Me Elevar e Rebaixar os Outros, de Não Me Rebaixar e Elevar os Outros e de Não Me Igualar;

Usar todos os ingredientes da minha vida. Este é o Preceito de Não  ser Movida(o) pela Ganância;

Transformar sofrimento em sabedoria. Este é o Preceito de Não Ser Controlada(o) pela Raiva;

Honrar minha vida como um instrumento de fazer a paz. Este é o Preceito de Não Falar Mal dos Três Tesouros.

E também faço os seguintes Quatro Comprometimentos. Eu me comprometo a:

Uma cultura de não violência e reverência à vida;
Uma cultura de solidariedade e ordem econômica justa;
Uma cultura de compreensão e vida baseada na verdade;
Uma cultura de direitos iguais e companheirismo entre mulheres e homens.

(ZAZEN - A prática essencial do zen - Comunidade Zen Budista Zendo Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...