quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Qual é a atitude budista em relação aos projetos sociais?

foto: João Antônio

Os projetos sociais são ótimos e necessários. Como budistas, tentamos desenvolver o amor e a compaixão pelas pessoas em um nível mental, mas isso também deve ser expressado em ações. Sua santidade o Dalai Lama, comentou muitas vezes que os budistas podem aprender com o exemplo cristão de compaixão ativa por meio do envolvimento em projetos comunitários. A criação de escolas, asilos e serviços de aconselhamento e alimentação para pessoas carentes é benéfica. Contudo, quando nos engajamos nesse trabalho, devemos evitar o sectarismo, o orgulho e a raiva. Tanto as nossas atitudes quanto as nossas ações devem visar ao bem dos outros.

As pessoas têm temperamentos e talentos diferentes. Algumas se concentram em estudar e ensinar enquanto outras trabalham em prol da sociedade e outras, ainda, meditam. Apesar do fato de que nem todos os budistas participam de projetos sociais, aqueles que o fazem podem praticar o Dharma nesse contexto.


(Thubten Chodron - O que é o Budismo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...