O kinhin é zazen em movimento, caminhando. Geralmente tema duração de dez minutos e é feito na sala de zazen. Não é um intervalo entre períodos de meditação. Serve para estimular já circulação e permitir que nos sentemos novamente em zazen. Mesmo assim, é o momento durante a atividade em que podemos entrar ou sair da sala.
Se chegar atrasado para a prática, aguarde o kinhin para entrar na sala. Se precisar sair mais cedo, ir ao banheiro ou beber água, aguarde o kinhin para sair da sala e volte antes que ele termine, ocupando o mesmo lugar em que estava (entre as mesmas pessoas).
A palavra kinhin significa seguir em frente. Com as mãos em shashu, como que apoiadas em um cajado, todos andam pela sala em fila, sempre em linha reta e em sentido horário.
Inicie com o pé esquerdo e caminhe suavemente, dando apenas meio passo para cada respiração completa. O calcanhar de um pé avança sempre até o arco do outro pé. Assim, de meio passo em maio passo, caminhamos preservando a mesma atitude do zazen: o olhar a 45°, sem focalizar nada em especial.
Mantenha seu ritmo em harmonia com o do grupo e procure respeitar a mesma distância da pessoa à sua frente e da pessoa que está atrás.
Se precisar sair da sala, pare por um breve instante, coloque os pés em paralelo, faça uma reverência em shashu e saia caminhando normalmente. Ao retornar, volte para o seu lugar e faça novamente uma reverência em shashu. Quando uma pessoa sai, seu lugar deve ficar sempre vago, aguardando a sua volta.
(Zazen - a prática essencial do zen - Comunidade Zen Budista Zendo Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário