quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O COMPROMISSO DO BUDISMO

Foto: Lou Gaioto



Era uma vez um grande campo, onde havia um canteiro de abóboras que estavam amadurecendo. Um dia, elas começaram a discutir. Dividiram-se em facções e fizeram muito barulho gritando umas com as outras. O monge-chefe de um templo da redondeza, ouvindo aquela algazarra, correu para ver o que estava acontecendo. Ralhando com as abóboras que estavam brigando, disse: “O que quer que estejam acontecendo, não adianta brigar! Vão todas para o Zazen!” 

O monge ensinou-as como sentar-se adequadamente no Zazen e, aos poucos, a raiva delas foi passando. Então, o monge tornou a falar: “Ponham as mãos em cima da cabeça.” As abóboras obedeceram e descobriram algo muito especial. Cada uma tinha um talo nascendo na cabeça que ligava uma às outras e todas a uma raiz comum. “Que erro cometemos!” disseram, “Estamos todas ligadas umas às outras, presas à mesma raiz e vivendo uma só vida, apesar de nossas brigas. Como somos tolas em nossa ignorância.”


Rosshi Kosho Uchiyami

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...