|
Foto: Lou Gaioto |
1. Não sirva à maldade. Não viva impuramente. Não sustente falsas visões. Não contribua com o sofrimento do mundo.
2. Eleve-se, mantenha a mente atenta. Aja virtuosamente. O virtuoso vive feliz na presente vida, e também na seguinte.
3. Seja virtuoso. Recuse o descaminho. O virtuoso vive feliz na presente vida, e também na seguinte.
4. Perceba o mundo como uma bolha ou como uma miragem. A morte perde seu poder diante daquele que vê o mundo com tal compreensão.
5. Venha, olhe para este mundo como se ele fosse uma carruagem real, pintada e ornamentada. Nela os tolos embarcam, enquanto os sábios a deixam passar ao largo.
6. Aquele que abandona a distração para concentrar-se na mente atenta, é como a lua que se libertou da nuvem. Ele passa a iluminar o mundo.
7. Todo aquele que suplanta as suas más ações com boas ações, ilumina o mundo como a lua liberta de uma nuvem fortuita.
8. O mundo acha-se envolto na escuridão. Poucos são os que têm olhos de ver. Como pássaros libertos do cativeiro, raros são os que voam em direção à luz do céu.
9. Os cisnes tomam o caminho do sol por causa dos seus poderes extraordinários. Os sábios fazem o mesmo. Tendo vencido o eu, eles atingem o nirvana.
10. Não há maldade que não seja feita por quem se afasta dos preceitos, fala com falsidade e despreza a existência de uma outra vida.
11. Os avarentos desconhecem a paz dos deuses. Os tolos não prezam a generosidade. Mas os sábios se regozijam na caridade e por intermédio dela serão felizes após o passamento.
12. Melhor do que governar sozinho o mundo inteiro, melhor do que ir para o céu, melhor do que reinar sobre todos os mundo, é a realização daquele que "entra na corrente" (*) do verdadeiro caminho.
(O Dhammapada - O Nobre Caminho do Darma de Buda) Ed. Bodigaya
(*) Aqui o termo empregado é Sotapatti, significando o primeiro estágio daquele que entrou no caminho que conduz ao nirvana. "Entrar na Corrente", ou seja, conseguir achar o caminho da luz em meio à escuridão, naturalmente, possui um elevado valor intrínseco.