"O grande Caminho dos Budas
Ancestrais é necessariamente a suprema prática contínua, que circula
incessantemente, sem nenhuma interrupção.
Resolução, prática, bodai (iluminação) e nirvana
não possuem intervalo entre si – esta é a circulação incessante da prática
cotínua." (Shobogenzo Gyoji)
Nossa resolução, prática, iluminação (bodai) e
obtenção de Nirvana são o desenvolvimento próprio do grande Caminho dos Budas
Ancestrais. Aqui a incessante circulação da prática contínua se
realiza. Assim sendo o ponto de vista de Mestre Dogen Zenji se opõe ao da
heresia de Senika, que mantinha a idéia de uma inteligência espiritual
brilhante existindo eternamente. Dogen Zenji inocentemente proclama
"o grande Caminho é o corpo aqui e agora".
O Darma é amplamente presente em cada pessoa, mas a
menos que pratique não se torna manifesta, a menos que haja realização, não é
obtido.
O que precisa ser compreendido é que precisamos
praticar na realização
Essa unidade de prática e realização e da
incessante circulação da prática contínua é o ponto essencial dos ensinamentos
de Mestre Dogen.
(trecho traduzido e extraído pela Monja Coen em 10 de abril de 2011, do
livro A Study of Dogen, His Philosophy and Religion, de Masao Abe, editado por
Steven Heine, publicado por State University of New York Press, Albany, 1992)
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