terça-feira, 4 de agosto de 2015

Plasticidade Cerebral

Foto: Lou Gaioto


"O cérebro humano não é um projeto acabado. Ele se transforma de acordo com os estímulos que recebe ao longo da vida. A isso chama-se Plasticidade Cerebral.

A manifestação do DNA humano também se modifica ao longo de uma vida, de acordo com os estímulos recebidos, conceito chamado de Epigenética.


Um jovem de 12 anos de idade que assistiu uma média de 3 horas de televisão por dia, já presenciou cerca de 20 mil cenas de morte.

Sabemos que nosso cérebro não distingue com clareza ficção e realidade e cria estados físicos, mentais e emocionais muito semelhantes em ambos os casos.

Que impacto esses estímulos têm em nosso desenvolvimento? E em nossa estrutura genética? É saudável construir nossas estruturas internas sobre estas bases? É saudável uma cultura construída por pessoas assim formadas?"

– Matthieu Ricard (Essas foram algumas provocações levantas por Matthieu Ricard em sua visita ao Brasil para o lançamento do livro "A revolução do Altruísmo", pela Palas Athena Editora.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...