Uma das melhores qualidades humanas é a inteligência, que nos permite julgar o que é salutar e o que é nocivo, o que é benéfico e o que é nefasto. Pensamentos negativos, como a raiva e o forte apego, destroem essa qualidade humana especial, e isso é realmente lamentável. Quando a raiva ou o apego dominam a mente, a pessoa fica quase enlouquecida, e tenho certeza de que ninguém deseja enlouquecer. Sob seu poder, cometemos todo tipo de atos - muitas vezes com consequências destrutivas e de grandes proporções. Uma pessoa dominada por tais estados mentais e emocionais é como um cego que não pode ver aonde está indo. E, mesmo assim, não tratamos de desafiar esses pensamentos e emoções negativos, que levam à beira da insanidade. Muito pelo contrário, nós os alimentamos e reforçamos! Desse modo, estamos na verdade, nos tornando presas de seus poderes destrutivos. Quando refletirem a esse respeito, vocês poderão se dar conta de que nosso verdadeiro inimigo não está fora de nós mesmos.
Deixem-me lhes dar um exemplo. Quando sua mente está treinada na autodisciplina, mesmo que vocês estejam cercados por forças hostis, sua paz mental e sua calma podem ser facilmente destruídas por seus próprios pensamentos e emoções negativos. Repito, então: o inimigo real está dentro, e não fora de nós. Definimos geralmente nosso inimigo como uma pessoa, um agente externo, que, acreditamos, está fazendo mal a nós mesmos ou a alguém que nos seja querido. Mas tal inimigo é relativo e impermanente. Num momento, a pessoa pode agir como inimigo: noutro momento, porém, pode se tornar nosso melhor amigo. Essa é a verdade que vivenciamos muitas vezes em nossa própria vida. Mas pensamentos e emoções negativos - o inimigo interior - continuarão sendo sempre um inimigo. São nossos inimigos hoje, foram nossos inimigos no passado e continuarão sendo nossos inimigos no futuro, enquanto habitarem nosso continuum mental. É por isso que Santideva diz que pensamentos e emoções negativos são o verdadeiro inimigo, e este inimigo está dentro de nós.
(O mundo do Budismo Tibetano - uma visão geral de sua filosofia e prática - Tenzin Gyatso - O décimo quatro Dalai Lama, Ed. Nova Fronteira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário