quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

De que modo uma Sangha nos ajuda



A presença de uma Sangha é uma oportunidade maravilhosa para permitir que a sua energia coletiva penetre em nosso corpo e consciência. Tiramos muito proveito dessa energia coletiva. Podemos confiar a nós mesmos à Sangha, porque ela está praticando, e a energia coletiva da atenção plena é forte. Embora possamos confiar na energia da atenção plena gerada por nossa prática pessoal, às vezes, isso não é suficiente. Mas se você souber como utilizar essa energia da atenção plena para a energia coletiva da Sangha, você terá uma poderosa fonte de energia para a sua transformação e cura.

O seu corpo, a sua consciência e o seu ambiente são como um jardim. Pode haver algumas árvores e arbustos morrendo e isto pode fazer você se sentir assolado por angústia e sofrimento. É possível que você não perceba que existem ainda muitas árvores em seu jardim que são sólidas, vigorosas e belas. Quando os membros de sua Sangha entrarem em seu jardim, eles poderão ajudá-lo a reconhecer as inúmeras árvores belas ali existentes e a apreciar aquilo que não se desvirtuou na paisagem. Ao sentar perto dessas pessoas, ao caminhar perto dessas pessoas, você pode tirar proveito  de sua energia e recuperar o seu equilíbrio. Quando a energia de atenção plena dessas pessoas é combinada com a sua, você será capaz de tocar a beleza e a felicidade.

Nada é mais importante do que a sua paz e felicidade aqui e agora. Um dia você irá jazer como um cadáver e não mais será capaz de entrar em contato com a beleza de uma flor. Aproveite bem o seu tempo: pratique estar em contato com os aspectos positivos da vida em si mesmo e à sua volta.

Não se tranque atrás de sua porta para lutar sozinho. Buscar refúgio na Sangha é uma prática muito importante. Abandonado, sozinho, você fica perdido, sem autocontrole. Assim, buscar refúgio em uma Sangha é uma prática muito profunda, especialmente para aqueles entre nós que se sentem vulneráveis, inseguros, agitados e instáveis. É por isso que você vem a um centro de práticas, para buscar refúgio na Sangha. Você permite que a Sangha o transporte como um barco, para que você possa atravessar o oceano do sofrimento.

(Thich Nhat Hanh - Eu busco refúgio na Sangha - Um caminho espiritual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...