segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ZAZEN


Como me livrar das distrações?

- Não dando atenção a elas. Esteja apenas presente no que está acontecendo e use a respiração como referência, a postura física como o fio terra. Quanto mais queremos nos livrar de algo, mais esse algo nos importuna. Deixe as distrações passarem. A atenção que damos a elas é que as tornam importantes.

Sou uma pessoa muito ativa. Acho que não consigo fazer zazen.

- Faça. Perceba quanta atividade há em estar sentado(a) e encontre estabilidade em atividade.

A que horas e por quanto tempo devo me sentar em casa?

- Você terá de escolher um horário adequado. Comece com cinco ou dez minutos. Depois vá aumentando gradativamente. Há pessoas que preferem se sentar ao acordar e outras antes de se deitar. Algumas preferem no meio do dia ou da tarde. Será bom criar um horário diário, em vez de esperar um momento qualquer, quando sentir vontade.

Minha companheira diz que eu sou egoísta, pois prefiro ficar em silêncio a estar com ela. Estou exagerando?

- As pessoas que não praticam zazen podem ter alguma dificuldade em entender o que fazemos sentados em silêncio voltados para uma parede. Se sua companheira não se interessa em sentar-se ao seu lado, procure fazê-lo quando ela não estiver por perto. Ou vá aos poucos mostrando como você fica melhor depois do zazen. Mas lembre-se: é preciso harmonizar sua prática com a vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...