segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ZAZEN


Como me livrar das distrações?

- Não dando atenção a elas. Esteja apenas presente no que está acontecendo e use a respiração como referência, a postura física como o fio terra. Quanto mais queremos nos livrar de algo, mais esse algo nos importuna. Deixe as distrações passarem. A atenção que damos a elas é que as tornam importantes.

Sou uma pessoa muito ativa. Acho que não consigo fazer zazen.

- Faça. Perceba quanta atividade há em estar sentado(a) e encontre estabilidade em atividade.

A que horas e por quanto tempo devo me sentar em casa?

- Você terá de escolher um horário adequado. Comece com cinco ou dez minutos. Depois vá aumentando gradativamente. Há pessoas que preferem se sentar ao acordar e outras antes de se deitar. Algumas preferem no meio do dia ou da tarde. Será bom criar um horário diário, em vez de esperar um momento qualquer, quando sentir vontade.

Minha companheira diz que eu sou egoísta, pois prefiro ficar em silêncio a estar com ela. Estou exagerando?

- As pessoas que não praticam zazen podem ter alguma dificuldade em entender o que fazemos sentados em silêncio voltados para uma parede. Se sua companheira não se interessa em sentar-se ao seu lado, procure fazê-lo quando ela não estiver por perto. Ou vá aos poucos mostrando como você fica melhor depois do zazen. Mas lembre-se: é preciso harmonizar sua prática com a vida diária.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Como é feita uma oração quântica

foto: google



Em um de seus documentários, o físico quântico Gregg Braden conta que na década de 90 ele morava perto de um deserto em Los Angeles, naquela época a região passava por uma das maiores secas da história. Então um amigo dele nativo-americano o chamou para ir em um local sagrado no meio do deserto para rezar pela chuva. Eles foram, chegando lá Gregg observou que havia um círculo de pedras no chão, era onde rezavam. O seu amigo ficou descalço e entrou no círculo, fechou os olhos e saudou seus ancestrais, ficou lá por 20 segundos, depois olhou para Gregg e disse: “vamos comer alguma coisa! Está com fome?”, Gregg então respondeu: “Mas pensei que você iria rezar pela chuva”, seu amigo então disse: “se eu rezar pedindo pela chuva nunca choverá! Porque quando se reza pedindo algo, se está apenas constatando que não se tem aquilo e aquilo nunca chegará”.

Gregg então perguntou: “Mas então o que você fez nos 20 segundos que esteve no círculo?” Seu amigo disse: “eu senti o que sinto quando piso descalço na lama, e a lama está lá porque choveu muito, senti o cheiro da chuva nas paredes de barro de nossa vila, senti o que sinto quando ando em meio às plantações e elas estão altas porque choveu, foi isso o que fiz”. Assim é a oração quântica, é baseada no sentir e não no pedir. Sentir como se já tivesse no agora! O título desse post também poderia ser “COMO É FEITA A DANÇA NA CHUVA” Pois é exatamente assim que os indígenas fazem, dançam sentindo felicidade e gratidão como se a chuva já tivesse caído e não pedindo, implorando por ela.

Assim é a Lei da Atração!


Por Jane Lavagnoli
(texto retirado de Utanah Terapias Holísticas)

terça-feira, 24 de outubro de 2017



Centenas de flores primaveris, a lua do outono,

Uma refrescante brisa, neve de inverno,

Liberta a tua mente dos pensamentos ociosos,

e todas as estações se tornarão agradáveis!

(Mumon)

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

flor do cerrado - Google

Não dê ouvidos às palavras indignas ditas pelos outros. Não se preocupe com aquilo que foi realizado ou não realizado pelos outros. Observe apenas as suas próprias ações e omissões.

(Dhammapada)

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Para viver bem



Saber alimentar-se

Saber beber

Saber dançar

Saber dormir

Saber trabalhar

Saber meditar

Saber amar e ser amado

Saber escutar


Saber sonhar

Saber expressar

Saber caminhar

(Diplomacia pela vida - Mensagens sobre o Bem Viver - Sumak Kawsay)

terça-feira, 17 de outubro de 2017


foto: flor do cerrado - google


Fácil é apontar as faltas dos outros. Difícil é ver as próprias faltas. Nós peneiramos os erros alheios como se fossem palha, mas escondemos os nossos próprios erros como o trapaceiro na jogatina.

(Dhammapada)

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Um olhar sobre Mahatma Gandhi - por Sadhguru



Desenho: blog Isha.sadhguru.org. 







Sadhguru: coisas incríveis são feitas no mundo simplesmente por compromisso. Um excelente exemplo é o de Mahatma Gandhi. Se você olha esse homem, ele não era talentoso ou nada especial, por favor, veja. Quando criança, ele não mostrou grande potencial. Ele não era extraordinariamente inteligente. Ele não era um artista, cientista, nem mesmo um bom advogado. Ele não conseguiu praticar como advogado na Índia, e é por isso que ele foi para a África do Sul para uma oportunidade melhor. Mesmo lá, ele não teve muito sucesso. Mas de repente, o homem se comprometeu com algo. Ele ficou tão comprometido que se tornou um gigante.


Mahatma Gandhi


Lembro-me do que ele escreveu sobre seu primeiro caso em um tribunal na Índia - ele levantou-se para discutir seu caso e seu coração afundou em suas botas. Isso soa como Mahatma Gandhi? O homem passou a mover milhões de pessoas. Com apenas um incidente em sua vida, de repente todas as suas identidades quebraram.

Ele tinha ido a África do Sul para ganhar a vida e ele estava bem como advogado. Um dia ele comprou um bilhete de primeira classe em um trem, entrou e percorreu alguma distância. Na próxima estação, entrou um sul-africano branco. Este homem não gostava de uma pessoa de pele marrom sentada em primeira classe, então ele chamou o coletor de bilhetes. O coletor de bilhetes disse: "Sai!", Mahatma Gandhi disse: "Eu tenho um bilhete de primeira classe".


"Não importa, apenas saia".

"Não, eu tenho um bilhete de primeira classe. Por que eu deveria sair? "


Eles jogaram Gandhi fora do trem junto com sua bagagem e ele caiu na plataforma. Ele ficou sentado por horas. "Por que isso aconteceu comigo? Comprei um bilhete de primeira classe. Por que fui jogado fora do trem? ", Pensou. Foi então que ele se identificou com a maior dificuldade das pessoas. Até então, sua sobrevivência, lei e ganhar dinheiro eram importantes para ele. Mas agora, ele se identificou com um problema muito maior que existia. Ele apenas quebrou essa pequena identificação e mudou-se para uma identidade muito maior.

Se estamos realmente empenhados em tudo o que assumimos em nossa vida, os resultados são abundantes.

Muitos humanos que são historicamente conhecidos como grandes seres; Isso é tudo o que aconteceu com eles. Eles estavam vivendo com uma identificação limitada. De repente, ocorreu um evento que quebrou suas identidades e eles conseguiram se relacionar com um processo maior que acontece ao redor deles. Eles fizeram coisas que eles próprios não podiam imaginar.

Gandhi moveu milhões de pessoas assim. Não só na Índia, em qualquer lugar do mundo, você toma o nome do Mahatma e há uma sensação de respeito. Tudo isso aconteceu em um momento em que havia tantos líderes que eram verdadeiros gigantes na Índia. Eles eram mais talentosos, melhores oradores e mais educados. No entanto, esse homem estava acima de todos eles, simplesmente por causa de seu compromisso.

O que quer que aconteça, a vida ou a morte, o compromisso não deve mudar. Verdadeiramente comprometido, você se expressa totalmente, de todas as maneiras possíveis. Quando falta o compromisso, em algum lugar você perde seu propósito. Quando a finalidade de por que estamos aqui está perdida, não há dúvida de cumprir nossos objetivos, não é?

Então, estar comprometido é apenas algo que temos que decidir dentro de nós mesmos. Se estamos verdadeiramente empenhados em tudo o que assumimos em nossa vida, os resultados são abundantes, você sabe? Se os resultados não vierem, para uma pessoa comprometida não existe tal como falha. Se eu cair 100 vezes por dia, o que fazer? Levante-se e ande novamente, só isso.

Compromisso não significa agressividade; isso deve ser entendido. É aqui que o exemplo de Mahatma Gandhi é tão apto. Ele estava comprometido com a luta da liberdade da Índia, mas ao mesmo tempo ele não estava contra o povo britânico. Essa foi a melhor parte, não foi? Isso mostra a maturidade do homem.

(texto retirado de http://isha.sadhguru.org)

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...