terça-feira, 7 de maio de 2013

Sentando em Meditação Zen

Controlar o corpo, respiração, mente
Sentando em meditação
Caminhando Zen
Deitando Zen


O Zen significa meditação, e meditação significa manter uma mente não-movente de momento a momento. É muito simples. Quando meditamos, estamos apenas usando certas técnicas para controlar nosso corpo, respiração e mente a fim de que possamos cortar todo pensamento e realizar a verdadeira natureza. Muitas pessoas pensam que, para fazer isso, devemos sentar rigidamente no chão, com ambas as pernas cruzadas e atadas em posição de meio lótus ou lótus completo, imóveis feito estátuas. Tal estilo de meditar não nem bom nem mau. Em alguns "zendos," eles ensinam que, se você não se sentar em posição de lótus  completa, não alcançará a iluminação. Porém, ensinar apenas esse método é apego a uma única postura como forma de meditação. É fazer do Zen algo especial. Nós chamamos isso de apego ao "corpo-sentado".

A verdadeira meditação não depende de como você mantém o seu corpo. O que importa é: de momento a momento, como você mantém a sua mente? Como você mantém uma mente não-movente em cada situação? Então, a verdadeira meditação significa "mente-sentada". Manter uma mente não-movente em qualquer situação ou condição é o verdadeiro significado de meditação. Esse é um ponto muito importante.

(Mestre Zen Seung Sahn)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...