quarta-feira, 10 de abril de 2013

Respire para cuidar da raiva

Quando a energia da raiva, do ciúme ou do desespero se manifesta em nós, devemos saber como lidar com ela, caso contrário seremos esmagados e sofreremos intensamente. A respiração consciente é a prática que pode nos ajudar a cuidar das nossas emoções.

Inicialmente, para cuidar bem das nossas emoções, temos que aprender a cuidar bem do corpo. Ao nos tornarmos conscientes da inspiração e da expiração, nós nos conscientizamos do nosso corpo. "Ao inspirar, tomo consciência do meu corpo." Volte-se para o seu corpo. Abrace-o com a energia da plena consciência gerada pela prática da respiração consciente.

Na vida do dia-a-dia, podemos estar muito ocupados cuidando de várias coisas e esquecemos como nosso corpo é importante. Ele pode estar sofrendo ou doente. Devemos portanto saber como tomar novamente contato com nosso corpo a fim de abraçá-lo com ternura, com plena consciência. A mãe segura carinhosamente o bebê nops braços, concentra-se nele, cuida dele. É isso o que precisamos fazer com nosso corpo. Depois de envolvê-lo como um todo, começar a abraçar as diferentes partes dele, uma por uma - os olhos, o nariz, o pulmão, o coração, o estômago, os rins, e assim por diante.

A energia da plena consciência é como um raio de luz que pode nos mostrar claramente cada parte do corpo. Quando o corpo funciona com tranquilidade, ele começa a se curar, o que ajuda a mente a relaxar e também ficar curada.

(Thich Nhat Hanh - Aprendendo a lidar com a raiva - Sextante)

Um comentário:

  1. Era o que estava precisando ler neste momento. Estava exagerando nas atividades físicas (natação e yôga) e sentindo-me cansando e com dores psicossomáticas no pé. Obrigado!

    ResponderExcluir

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...