quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Shoji - Vida e Morte

Ao jogarmos fora corpo e mente, e entrarmos no reino de Buda, então ele que nos conduzirá. Se seguirmos este caminho, atingiremos o desapego da vida e morte e, sem nos esforçarmos ou usarmos nossa mente, um Buda nos tornaremos. Se compreendermos isto, então não haverá mais apego.

Contudo, existe uma maneira fácil de nos tornarmos um Buda: não criemos o mal, não nos apeguemos à vida e morte, tenhamos compaixão profunda por todos os seres, respeitemos aqueles que acima de nós estejam e sejamos bondosos para com aqueles abaixo de nós, abandonemos o ódio, a preocupação e a tristeza. Tal estado como o descrito acima, com tais atributos, é conhecido como ser Buda. Além disso nada devemos buscar.

(extraído de Shobogenzo de Dogen Zenji)

2 comentários:

  1. Quero expressar a minha paixão por sua bondade no coração em apoiar os homens que têm a necessidade de ajuda nesta questão. Sua dedicação pessoal para passar mensagens, acabou por ser surpreendentemente interessante e permite que homens como eu tenha uma nova visão do mundo. Seus textos calorosos e úteis indicam que você é pessoa muito parecida comigo.
    Meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Estou confuso, poderia me explicar?

    ResponderExcluir

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...